Wiki PokéTuga
Advertisement

Uma temporada no Anime Pokémon é uma colecção de episódios dobrados que são exibidos pela primeira vez entre Setembro e Junho (Temporadas 1-9), ou entre Abril/Maio até à primavera seguinte (Temporadas 10-atualidade), isto nos EUA. Geralmente partilham uma abertura, e normalmente são entre 52 ou menos episódios (excepto, a temporada 1 com 83 e a temporada 5 com 65). Não existe distinção de temporadas dobradas nas exibições originais japonesas, excepto quando as temporadas iniciais e finais coincidem com o início das novas sagas no Japão. Cada temporada tem um filme correspondente, embora isto apenas aconteça devido ao lançamento anual que acontece no Japão.

É sempre bom lembrar que no Japão não existe conceito de temporadas, onde os episódios são exibidos quase todas as Quintas. Uma invenção da industria de transmissão americana, uma temporada é normalmente exibida durante nove meses num ano, com três meses (normalmente no Verão) para começar a produção da temporada seguinte, durante esse tempo são exibidas repetições. O horário de lançamento japonês foi eventualmente adoptado pela Pokémon USA (agora conhecida como The Pokémon Company International) depois da 4Kids Entertainment ter perdido os direitos de dobragem, provavelmente devido às falhas que acontecerem como a chegada da Saga Advanced Generation meio ano depois do lançamento dos respectivos jogos.

O conceito de temporada também é adoptado em Portugal, uma vez que a dobragem é baseada na inglesa. Sempre se sofreu diversas alterações no elenco de dobragem, por vezes dentro de uma mesma temporada. O Anime Pokémon esteve nas mãos da SIC, que perdeu os direitos devido aos grandes atrasos no lançamento da temporada 9, e interrupções na exibição da temporada 10. Atualmente os direitos estão com o canal Panda Biggs e aguarda-se o lançamento de Preto & Branco.

Lista de Temporadas[]

Saga Original[]

  • Pokémon Liga Indigo (EP001 - EP083)
  • Pokémon Aventuras nas Ilhas Laranja (EP084 - EP118)
  • Pokémon Liga Johto (EP119 - EP159)
  • Pokémon Campeões da Liga Johto (EP160 - EP211)
  • Pokémon Master Quest (EP212 - EP276)

Saga Advanced Generation[]

  • Pokémon Advanced (AG001 - AG040)
  • Pokémon Advanced Challenge (AG041 - AG092)
  • Pokémon Advanced Battle (AG093 - AG145)
  • Pokémon Fronteira de Batalha (AG146 - AG192)

Saga Diamond & Pearl[]

  • Pokémon Diamond and Pearl (DP001 - DP052)
  • Pokémon DP: Dimensão Combate (DP053 - DP104)
  • Pokémon DP: Combates Galácticos (DP105 - DP157)
  • Pokémon DP: Vencedores da Liga Sinnoh (DP158 - DP191)

Saga Best Wishes[]

Advertisement