Wiki PokéTuga
Advertisement

Logo da Saga

Ficheiro:Poster Saga BW.jpg

Poster da Saga

A Saga Best Wishes (em japonês: ポケットモンスターベストウイッシュ Pocket Monsters Best Wishes!) é a quarta saga do Anime Pokémon, e chega logo após o final da Saga Diamond & Pearl, e é baseada nos eventos dos jogos da Geração V. Começou a ser exibida no Japão dia 23 de Setembro de 2010, e em relação a Portugal será transmitida Panda Biggs e espera-se para breve.

Assim como na Saga Advanced Generation e na Saga Diamond & Pearl, a Saga Best Wishes começa apenas com Ash Ketchum, que viajou para uma nova região com o seu Pikachu. Tal como nas anteriores, a companheira feminina, no caso Dawn, deixou o grupo. Neste momento, Ash viaja por Unova com uma rapariga chamada Iris. Diferente do que aconteceu nas sagas anteriores, com a excepção da viagem pelo Arquipélago Laranja, Brock não se junta a ele na jornada por Unova. Ash agora viaja com um dos primeiros Líderes de Ginásio de Unova, Cilan.

Ficheiro:BW Poster.png

Ash, Cilan, e Iris com os seus Pokémon no poster da versão inglesa

Assim como antes, Ash recebe um novo tipo de roupa. Pelo a primeira vez em todo o anime, o trio Team Rocket também recebe um novo tipo de roupa, mas com o andar da saga voltam à roupa antiga. Além disso, a Enfermeira Joy e a Agente Jenny têm um visual diferente das de outras regiões por onde Ash já passou. A saga ainda ficar marcada, pelo facto de Jessie, James e Meowth não estarem presentes em todos os episódios.

Actualmente não se sabe ao certo o número de temporadas em que será dividida fora do Japão.

Temporadas Dobradas[]

Quando a Saga Best Wishes foi dobrada em inglês, português e noutras línguas, a saga foi divida em temporadas:

Os episódios estão numerados com o prefixo BW. Podem ver a lista de episódios completa, em Lista de Episódios Saga Best Wishes.

Curiosidades[]

Ficheiro:Poster BW Pre.png

Poster de pré-lançamento, com Reshiram, Zekrom, Iris, o seu Axew, e Cilan

  • É a primeira saga desde a Saga Original que não tem personagens jogáveis, no que toca aos jogos, no grupo de Ash.
  • Provavelemnte Best Wishes é um título intencional para ter B e W no início das palavras, como alusão aos jogos Black and White.
    • No título japonês, a transcrição katakana da palavra inglesa "Wishes" (ウイッシュ) contem o nome japonês da região, Isshu (イッシュ).
  • Durante algumas semanas, previsões da saga Best Wishes excluíam Ash Ketchum, de forma que até os comentadores do Pokémon Sunday falavam da sua ausência. Como Ash não aparece no poster de pré-lançamento, pensava-se que não estivesse nesta saga. Tudo leva a crer que isso aconteceu para ocultar a reformulação do seu design, para não estragar a surpresa.
  • Tal como na Saga Original, a companheira de viagem de Ash aparece no primeiro episódio, mas não é introduzida antes do segundo, e Ash conhece o seu companheiro de viagem no quinto episódio, que deixa o posto de Líder de Ginásio para viajar com Ash. Ambos os companheiros de Ash são Líderes de Ginásio em Black and White.
  • Os primeiros episódios da saga têm algumas semelhanças com os primeiros episódios da Saga Original, embora continue a existir várias alusões à saga.
  • Best Wishes é a primeira saga a não estrear no mesmo dia do lançamento dos respectivos jogos, desde a Saga Original.
  • Ash capturou os Pokémon iniciais de Unova pela ordem inversa da Pokédex, obteve Oshawott, depois Tepig, e por fim Snivy. Todas as vezes que capturou vários iniciais capturou o tipo Erva primeiro, seguindo-se o tipo Fogo em todas as regiões, menos Hoenn, e finalmente o tipo Água apenas em Kanto e Johto.
  • Com o início desta saga, vários ataques viram a sua componente gráfica alterada (por exemplo, ataques de Fogo e Stone Edge são agora processado em CGI, enquanto ataques físicos do tipo Aço fazem a parte respectiva do corpo da cor do aço, em vez de branco). Hyper Beam também mudou consideravelmente, de forma a ficar parecido com o que acontece nos jogos.
  • Em BW061, Dare da? regressa após 444 episódios. Já na dobragem equivalente, Who's That Pokémon? regressa logo no BW001.
  • Em Portugal será a primeira saga totalmente trabalhada pelo Cinemagica e o Panda Biggs.

Original
(listagem)
Liga IndigoArquipélago Laranja
Liga JohtoCampeões da Liga JohtoMaster Quest
Advanced Generation
(listagem)
AdvancedAdvanced Challenge
Advanced BattleFronteira de Batalha
Diamond & Pearl
(listagem)
Diamond and PearlDP: Dimensão Combate
DP: Combates GalácticosDP: Vencedores da Liga Sinnoh
Best Wishes!
(listagem)
Preto & BrancoRival Destinies
Histórias Paralelas
(listagem)
WPBSIntermédiasPokémon SundayEspeciais DPChronicles

Predefinição:Project Anime notice

Advertisement