Wiki PokéTuga
Advertisement

Sociedade Independente de Comunicação (sigla: SIC) é a primeira estação de televisão portuguesa de carácter privado. As suas transmissões iniciaram-se a 06 de Outubro de 1992, como o terceiro canal generalista. Em 1995, tornou-se líder de audiências até ao ano de 2005 quando perdeu a liderança para a TVI. A SIC é também a televisão portuguesa que mais prémios de distinção tem recebido, sendo considerada em 2011, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor estação de televisão Generalista de Portugal.

Recente Logo da SIC, usado desde 1997

Embora para muito fãs o trabalho mais actual, de meados de 2009 até agora, tenha sido bastante desastroso, não podemos deixar passar em branco um trabalho de 10 anos feito pela SIC e respectivos estúdios de dobragem: Nacional Filmes e Dialectus. Foi graças a este canal que vimos chegar a Portugal o Anime Pokémon, estávamos algures em 1999 quando tomámos conhecimento deste novo anime que contava a história de um rapaz chamado Ash que tinha como companhia um rato eléctrico, Pikachu e ainda dois amigos como Misty e Brock.

Desde a Saga Original até a Pokémon: Advanced Battle, a série chegou de forma sequencial ao canal e tudo fazia prever que sempre assim seria, mas tudo o que corre bem termina depressa. Em 2008, os fãs da série em Portugal tiveram que batalhar imenso para se conseguir mais uma temporada em Portugal, Pokémon: Fronteira de Batalha. Em meados desse ano tudo faria prever que teríamos a Saga Diamond & Pearl em Portugal, mas tal não se sucedeu.

Pokémon: Diamond and Pearl só viria a chegar à TV na manhã de 31 de Janeiro de 2009, depois de várias datas reveladas para a estreia. Não foi mais dobrada pelo antigo Nacional Filmes que dobrou as duas primeiras sagas, mas sim pelo Dialectus que até traduziu os títulos dos episódios para PT. Mas quando tudo parecia em bom rumo como antes, eis que subitamente a 04 de Outubro de 2009 é exibido DP037 e a série só é retomada no ano seguinte a 06 de Fevereiro com DP038, sendo exibida até ao final.

Depois seria a vez da temporada seguinte que ainda teve várias possíveis datas de estreia, sendo a gota de água para os fãs que deixam de acreditar no canal. Para grande surpresa de toda a comunidade portuguesa de Pokémon, no dia 26 de Outubro de 2010 vemos chegar ao Panda Biggs, que comprou os direitos de autor da série, a nova temporada Pokémon DP: Dimensão Combate que foi dobrada pelo estúdio Cinemágica. Depois disso, a SIC ainda exibiu mais algumas vezes a última temporada que mandou dobrar, no espaço infantil LOL@SIC.

Advertisement